quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Pulsar e Cassiopeia na Deriva [parceria com o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, da Faculdade de Letras do Porto]

    

 As colecções Pulsar e Cassiopeia, resultantes de uma parceria com o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, da Faculdade de Letras do Porto,  dão a conhecer  estudos muito relevantes no âmbito da Teoria da Literatura.

Na  Pulsar, foram já editados Jean ‑Pierre Sarrazac (com A Invenção da Teatralidade seguido de Brecht em Processo O Jogo dos Possíveis), Pascal Quignard (com Um Incómodo Técnico em Relação aos Fragmentos). Muito em breve chegará, às livrarias, a Aula Inaugural no Collège de France de Antoine CompagnonLiteratura: Por Que Fazer?).  Um ensaio essencial que problematiza o espaço e o valor da literatura hoje.

Na Cassiopeia, que já acolheu  um inédito de Pedro Eiras, intitulado Tentações: Ensaio sobre Sade e Raul Brandão, teremos brevemente um ensaio de Gonçalo Vilas-Boas sobre Kafka.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Alfabeto Adiado, José Ricardo Nunes

Alfabeto Adiado, José Ricardo Nunes


Quem seria eu, na voragem dos rostos?

Era só uma palavra o que mendigava às pessoas. Palavra atrás de palavra. Até nada sobrar desse alfabeto adiado.

Passados anos percebi. Eu, sentado a escrever. Indigente.

A mobilização global seguido de O Estado-Guerra de Santiago López-Petit

"Só a rejeição total da realidade no-la pode mostrar na sua verdade. Só a rejeição total do mundo nos diz a verdade do mundo. Mas esse gesto radical de rejeição já não é o gesto moderno que, depois da destruição anunciava e preparava um novo começo. Não há começo absoluto porque a «tabula rasa» não nos deixa diante de nenhuma verdade absoluta. A rejeição total da realidade apenas nos oferece «uma» verdade da realidade. Esta é a nossa verdade." Santiago López-Petit in A Mobilização Global